As noites são terríveis, os pensamentos não param, só quer que a cabeça se acalme para conseguir dormir um pouco. Quanto mais se esforça para não pensar, os pensamentos ganham vida. “ Não te preocupes” repete para si vezes sem fim, mas novas coisas surgem na sua mente para se preocupar. O despertador toca, está esgotado, mal humorado e infeliz. Durante o dia tudo muda, agora quer estar desperto, mas estar concentrado no trabalho
parece uma tarefa impossível. Os olhos estão inchados, dói-lhe o corpo e a mente está vazia. Deseja que algo aconteça, qualquer coisa, que lhe dê forças para continuar. A vida parece estar a fugir-lhe. Sente-se a cada dia que passa mais ansioso, stressado e esgotado...
Já se sentiu assim, reconhece estes sintomas?!
Cada vez mais as pessoas surgem com este relato ou algum outro muito parecido. Neste tempos tão conturbados e frenético encontrar a paz e satisfação começa a ser cada vez mais difícil para um número cada vez maior de pessoas.
As pessoas estão a adoecer, a Organização Mundial de Saúde perspetiva que a depressão se irá impor como o segundo maior problema de saúde pública já por volta de 2020. A ansiedade crônica está a tornar-se assustadoramente mais vulgar em crianças e jovens. Caminha-se para que daqui a algumas décadas a infelicidade, a depressão e a ansiedade sejam uma condição humana normal, em vez da felicidade e satisfação�.
Cuidar da saúde mental é cada vez mais importante. Não se pode ignorar os sintomas, deixar o tempo passar e esperar que tudo se resolva. O ideal seria que se começasse a cuidar da saúde mental muito antes dos primeiros sintomas. Quer saber como? Mantenha-se por aqui, irei tentar ao longo dos dias trazer-vos alguma ajuda a este nível. Se sente que já precisa de um pouco mais, porque já tem muitos dos sintomas descritos, procure ajuda de um profissional quanto antes.